Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 3109-4109 | (31) 99115-6484 | (31) 9956-56484

Blog

Confira 9 vantagens da Inseminação Artificial em Bovinos

Se você já pratica a Inseminação Artificial de bovinos, já parou para pensar sobre as vantagens que a sua fazenda tem em relação às fazendas que não utilizam o método? É importante saber sobre os seus benefícios para entender se o processo tem sido bem-feito e, claro, se você tem aproveitado de todas essas vantagens corretamente.

Se você ainda não utiliza o método e tem pensado sobre inserir a IA na rotina do seu trabalho, este post pode ser o que faltava para você entender mais sobre o processo e decidir introduzir um método que, quando bem-feito, pode trazer enormes melhorias para a sua produção.

Vantagens da Inseminação Artificial em bovinos

Continue a leitura para ver sobre 9 vantagens da Inseminação Artificial de Bovinos:

1. Controle de doenças sexualmente transmissíveis em bovinos

Por meio do método natural, o boi pode passar doenças para a vaca durante a relação sexual. No caso da inseminação, quando o sêmen tem uma boa procedência esse risco é eliminado.

2. Melhoramento genético em bovinos

Combinando características específicas dos animais, o rebanho pode evoluir mais rapidamente — e de acordo com as necessidades da sua fazenda e de seu mercado.

O uso de touros provados é uma grande segurança para o aumento da produtividade do rebanho. Em gado de leite, por exemplo, é imprescindível o uso de touros provados para se obter o melhoramento genético do rebanho. 

3. Economia

Propriedades pequenas podem comprar sêmen de bons animais para investirem no melhoramento genético e no aumento da produção, sem precisar gastar uma alta quantia com reprodutores caros e nem sempre melhoradores.

A Inseminação Artificial é uma ótima alternativa para quem deseja melhorar a qualidade do rebanho com baixo custo de investimento. Pensando nisso, a inseminação artificial comunitária é ótima opção para pequenos produtores, pois vários produtores podem utilizar um único botijão baixando significativamente os custos da prenhez.

4. Padronização dos rebanhos bovinos

Quando as vacas da fazenda são inseminadas com o sêmen de um touro melhorador, os bezerros passam a ter características parecidas, padronizando a aparência e a produção. 

5. Redução de acidentes com trabalhadores e com vacas

No processo da monta — pelo método de reprodução natural — os touros podem agredir as pessoas envolvidas no trabalho. Com a Inseminação Artificial, esse tipo de risco de acidentes passa a não existir.

Os riscos também diminuem para as vacas: na monta natural, não são raros os casos em que as vacas são machucadas pelos touros. Com a introdução da Inseminação Artificial, essa possibilidade é eliminada. 

6. Mais descendentes de um mesmo produtor

Em 10 anos de vida reprodutiva de um touro, a partir da monta natural, a média é de 300 a 1.000 filhos. Com a Inseminação Artificial, um touro pode ter mais de 400.000 filhos! Isso faz com que um bom reprodutor tenha suas características transmitidas para um número muito maior de animais, melhorando a qualidade do rebanho como um todo. 

7. Maiores possibilidades de cruzamentos entre raças bovinas

Na Inseminação Artificial bovina, é possível utilizar o sêmen de touros de raças que não se adaptam facilmente ao clima brasileiro, como os europeus. Criá-los no Brasil para a monta natural é uma opção pouco viável, pois a maior parte do país tem temperatura ambiente elevada para esses touros, o que leva à degeneração testicular e à baixa fertilidade.

8. Controle de dados sobre o rebanho bovino

Com a devida anotação das informações da IA, é possível reunir dados de fecundação e nascimento de todo o rebanho, garantindo um controle reprodutivo ideal. Isso facilita o manejo do dia a dia e, também, ajuda no controle administrativo da fazenda. 

9. Utilidade para touros incapacitados para a monta

Utilizando o processo da Inseminação Artificial em bovinos, temos a alternativa de recolher o sêmen de touros que tenham adquirido alguma dificuldade física que os impeçam de reproduzir naturalmente, fazendo com que essa genética continue sendo aproveitada.

Agora que você já sabe melhor sobre as vantagens da Inseminação Artificial para bovinos, que tal refletir se a sua fazenda tem realmente aproveitado todos esses benefícios? Para melhorar os resultados da sua produção, entre em contato conosco! Oferecemos consultoria especializada no assunto.

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.