Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 3109-4109 | (31) 99115-6484 | (31) 9956-56484

Artigos

Avaliação de bezerras aleitadas com sucedâneos e leite integral: desempenho e resultado econômico

RAFAEL, H. M.2; AGUIAR, A. P. A.3

RESUMO: O presente trabalho teve por finalidade avaliar a utilização de leite integral e de um substituto do leite, o desempenho de bezerras entre uma e duas mamadas com substituto de leite e o efeito da diluição do substituto do leite no desempenho de bezerras lactentes. Foi conduzido em uma fazenda leiteira no município de Jaborandi BA cuja criação das bezerras é realizada em baia coletiva. O delineamento experimental foi de blocos casualizados e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Foram utilizados 20 animais para avaliação do efeito de uma e duas mamadas diárias sendo 10 animais para cada tratamento, 20 animais para avaliação leite integral e substituto do leite e para a avaliação da diluição de um substituto de leite comercial foram utilizados 20,41 e 38 animais respectivamente com as seguintes diluições 1:9, 1:8 e 1:7. Nas condições de avaliação, observou-se diferença significativa no ganho de peso diário na utilização de sucedâneos comparado com leite in natura na amamentação de bezerras, não houve diferença significativa para o desempenho das bezerras amamentadas com sucedâneo uma vez ao dia ou duas vezes ao dia, verificou-se que não houve diferença no desempenho das bezerras quando utilizou uma diluição mais concentrada do produto 1:8 e até 1:7, não havendo conversão desses nutrientes mais concentrados em ganho de peso animal, sendo que as diluições mais concentradas foram mais caras.

PALAVRAS CHAVE: Criação de bezerras; diluição; substituto do leite.

ASSESSMENT CALVES BREAST WITH INTEGRAL AND MILK SUBSTITUTES: RESULTS AND ECONOMIC PERFORMANCE

ABSTRACT: The present study was to evaluate the use of whole milk and a milk substitute, the performance of calves between one and two suckling with milk replacer and the effect of dilution of milk replacer on calf performance of infants. Was conducted on a dairy farm in the municipality of Jaborandi BA in calves whose creation is carried out in collective bay. The experimental design was a randomized block design and means were compared by Tukey test at 5% probability. 20 animals were used to evaluate the effect of one or two feedings per day and 10 animals for each treatment, 20 animals to evaluate milk and milk substitute and for evaluating the dilution of a commercial milk substitute and 38 were used 20.41 animals with the following dilutions respectively 1:9, 1:8 and 1:7. In terms of assessment, there was significant difference in daily weight gain in the use of substitutes compared with fresh milk in breastfeeding calves, no significant difference to the performance of breast-fed calves milk replacer once daily or twice daily , there was no difference in performance in calves when used a dilution of more concentrated product and 1:8 to 1:7, with no conversion of such nutrients concentrated in live weight gain, and further dilutions were more concentrated expensive.

KEY WORDS: Raising calves; dilution; milk substitute

INTRODUÇÃO

A criação de bezerros em regime de aleitamento natural ou artificial é caracterizada pelo alto custo, sendo que até 80% dos gastos é devido ao leite integral. O controle da quantidade de leite fornecida aos bezerros, a substituição do leite por sucedâneo de leite e a utilização de concentrados iniciais têm sido apontados como práticas eficientes na redução de custos com a alimentação. Devido aos altos valores biológico e econômico do leite integral, a sua substituição na alimentação de bezerros, por um produto de menor custo e de níveis nutricionais semelhantes tem constituído um desafio dentro
dos sistemas de produção de ruminantes. Os níveis de substituição do leite “in natura” em sistemas de aleitamento estão intimamente agregados ao custo comparado do produto substituinte, como sucedâneos à base de soja e soro de queijo (GERMANO, 1992; BARRETO, 1993; LOPES, 1996), ou colostro. No entanto, a utilização de produtos desta natureza demonstra, em muito casos, disparidades no desempenho dos animais em função das diferentes fontes e dos níveis da dieta líquida, em especial quando se trata de sucedâneos comerciais, com menores digestibilidade da proteína, eficiência alimentar e ganho de peso e elevação do custo com medicação, quando comparados ao leite integral Estes problemas parecem
estar relacionados a excesso de amido e fibra; tipo e inadequada incorporação de gordura; e utilização de fontes protéicas de baixo aproveitamento ou que provocam transtornos digestivos nos bezerros (CAMPOS; LUZIEIRE, 1995). A bovinocultura leiteira apresenta a vaca como sua principal unidade. A criação, desde a tenra idade, de animais de alto potencial depende de detalhes que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso. Existem basicamente duas formas de alimentar os bezerros: naturalmente, junto à mãe e artificialmente, com mamadeiras, baldes e assemelhados. Nos métodos naturais o bezerro obtém leite diretamente do úbere da vaca, com a vantagem de ser mais natural. O animal se alimenta a vontade no momento que deseja. O método artificial permite um controle de quantidade, maior higiene da vaca e um menor estresse na ordenha, pois, há o afastamento prévio do filhote. Os sistemas artificiais de aleitamento substituem a vaca por mamadeiras, baldes, baldes com bicos acoplados, os quais possibilitam racionalizar e facilitar o manejo, aumentam a higiene da ordenha e têm a possibilidade de controlar a quantidade de leite fornecida. Atualmente existem equipamentos que atendem as necessidades do bezerro e são automáticos facilitando o manejo e a produção, porém esses sistemas são de alto valor e, geralmente, os produtores que têm capacidade para adaptar são aqueles com maior poder aquisitivo. A maioria dos produtores não tem condições para a implantação ou às vezes, não se torna vantajoso pela demanda de dinheiro elevada (EMBRAPA, 2007). O presente trabalho teve por finalidade avaliar a utilização do leite integral e substituto do leite, desempenho de bezerras entre uma e duas mamadas com substituto de leite e o efeito da diluição do substituto do leite no desempenho de bezerras lactentes.

Veja o material completo clicando no download para PDF. 

Download do artigo

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.