Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 3109-4109 | (31) 99115-6484 | (31) 9956-56484

Blog

Como aproveitar melhor a segunda metade da estação de monta

A primeira metade da estação de monta é favorecida pela abundância de pastagem, pela excelente qualidade corporal e zootécnica das fêmeas e por um botijão cheio de nitrogênio com sêmen de alta qualidade e pouco manipulado. 

Na segunda metade, temos uma soma de fatores negativos – as fêmeas são mais tardias, seja pela data de parição, pela genética ou pela escore corporal; o nível de nitrogênio no botijão está mais baixo; o sêmen já muito manipulado e, ainda, há pouco tempo para obter as prenhezes. Além disso, a qualidade e a quantidade do capim, muitas vezes, são piores.

Trata-se do período crítico da estação de monta, quando se deve impor a eficiência reprodutiva desejada enfrentando adequadamente cada um desses desafios, com conhecimento e recursos tecnológicos.

Como alcançar melhores resultados na segunda metade da estação de monta?

Faça o correto manuseio das palhetas de sêmen

O uso da Pinça IATF Fertilize, que retira mais de uma palheta por vez, pode reduzir em até 50% o manuseio do botijão e a exposição à temperatura ambiente das palhetas estocadas, evitando choque térmico acumulativo e favorecendo uma melhor conservação do estoque de sêmen. Isso beneficia as inseminações da próxima semana e do próximo mês.

Como alcançar os melhores resultados na estação de monta

Tenha cuidado ao descongelar o sêmen

Enquanto a pinça auxilia na manutenção da qualidade do sêmen, utilizar um bom método de descongelamento garante taxas de prenhezes melhores e mais estáveis para todas as doses. Pensando nisso, priorize o descongelamento do sêmen por meio do controle eletrônico da temperatura da água.

Com a tecnologia Fertilize para manuseio e descongelamento do sêmen, fica ainda mais fácil encontrar a sintonia fina para o maior número de prenhezes também na segunda metade da estação de monta. Agora que você tem dicas sobre como alcançar os melhores resultados na segunda metade da estação de monta, veja nossos produtos e entenda como nossa tecnologia pode ajudar sua fazenda!

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.