Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 99115-6484

Blog

Conforto térmico, produtividade de leite e desempenho reprodutivo de vacas de raças zebuínas em sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Cerrado.

Conforto térmico, produtividade de leite e desempenho reprodutivo de vacas de raças zebuínas em sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Cerrado.

Sabemos que o estresse térmico sempre foi um problema a ser enfrentado na criação de bovinos de origem europeia em países de clima tropical, no entanto agora novos estudos comprovam que também o Zebu é afetado de forma a prejudicar seu desempenho produtivo e reprodutivo. Pesquisadores da Embrapa Cerrados verificaram que vacas gir leiteiro que tiveram acesso a áreas com sombra de eucalipto produziram quatro vezes mais embriões durante o período mais quente do ano e, ao longo do período do estudo (33 meses), 22% a mais de leite.
A pesquisa reforça a importância das condições confortáveis para o bom desempenho das vacas. Além de aumentarem a produção de leite, as vacas gir leiteiro que tiveram acesso às áreas com sombra de árvores de eucalipto proporcionada pelo sistema integração lavoura-pecuária-floresta também melhoraram a qualidade do produto, com 6% a mais de extrato seco desengordurado (extrato seco total, menos o teor de gordura), quando comparado ao que foi produzido pelos animais submetidos a pleno sol. Os pesquisadores identificaram, ainda, que a qualidade da forragem também é impactada pela presença das árvores no pasto. A proteína bruta do capim no pasto com árvores foi 30% superior quando comparada à do capim do pasto solteiro, e a digestibilidade in vitro do capim sombreado foi 6% superior.

https://www.canalrural.com.br/noticias/pecuaria/leite/vacas-sombra-produzem-mais-leite-embrapa/

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.