Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 3109-4109 | (31) 99115-6484 | (31) 9956-56484

Artigos

Considerações técnicas e econômicas sobre reprodução assistida em gado de corte

José Ribamar de S. Torres-Júnior1, Waldjanio de Oliveira Melo2, Acaína Kiss da Silva Elias2, Laurena Silva Rodrigues2, Luciano Penteado3, Pietro Sampa

Rev Bras Reprod Anim, Belo Horizonte, v.33, n.1, p.53-58, jan./mar. 2009. Disponível em www.cbra.org.br
_________________________________________

Considerações técnicas e econômicas sobre reprodução assistida em gado de corte
Technique and economic considerations about assisted reproduction in beef cattle.

José Ribamar de S. Torres-Júnior1, Waldjanio de Oliveira Melo2, Acaína Kiss da Silva Elias2, Laurena Silva Rodrigues2, Luciano Penteado3, Pietro Sampaio Baruselli4
1DMV/CCAA/UFMA Campus IV, Chapadinha, MA, Brasil
2Acadêmicos do Curso de Zootecnia UDP/UFRA, Carajás, Brasil
3Méd. Vet. Firmasa-IATF, Campo Grande, MS, Brasil.
4Departamento de Reprodução Animal, FMVZ/USP, São Paulo, SP, Brasil
Correspondência: ttorresjunior@yahoo.com.br

Resumo
A reprodução assistida em bovinos de corte tem sido implementada visando aumentar a eficiência reprodutiva nos rebanhos. Para isso, faz-se necessário conhecer as condições acerca do sistema de produção para elaborar estratégias de ação efetivas. Entre elas, encontram-se a seleção de machos e fêmeas com base no potencial de fertilidade, a adoção de estação de monta e a implementação de biotecnologias de custo-benefício favorável. Os dados retrospectivos aqui apresentados apontam vantagens técnicas e econômicas obtidas com o uso adequado de inseminação artificial em tempo fixo, com retorno de 19,61% em relação ao capital investido, redução do intervalo de partos e ganho genético.


Palavras-chave: bovinos, IA, IATF, reprodução assistida, estação de monta

Introdução
A bovinocultura brasileira passa por uma fase de reconhecimento da importância do uso de tecnologias no setor produtivo, principalmente no segmento de corte, com grande participação das raças zebuínas (Bos taurus indicus), como a raça Nelore, e também das raças taurinas (Bos taurus taurus) de origem europeia e seus cruzamentos. A perspectiva de retorno financeiro por meio da eficiência nos sistemas de produção pode ser intensificada com o uso de eficientes técnicas de manejo e biotecnologias aplicadas à reprodução animal. A adoção da estação de monta com uso de animais selecionados e a inseminação artificial são importantes ferramentas que auxiliam no melhoramento genético e no aumento da produtividade no setor (Vishwanath, 2003).
A pecuária de corte exige dos produtores máxima eficiência para garantia de retorno econômico. Um aspecto relevante a ser mensurado é o estabelecimento de índices reprodutivos que permitirão identificar claramente os pontos fortes e fracos do sistema e apontar as áreas que podem ser melhoradas (Faria e Corsi, 1997). Usando os índices reprodutivos e produtivos como indicadores de desempenho do rebanho, é possível antecipar, calcular, organizar e melhorar os eventos ligados à reprodução do rebanho (Ferreira, 1991; Faria e Corsi, 1997).
Assim, elevados índices de produção, associados à alta eficiência reprodutiva, devem ser metas que norteiam os técnicos e criadores a alcançarem maior produtividade e satisfatório custo-benefício na atividade. Neste contexto, a otimização da mão de obra e a manutenção da eficiência reprodutiva são os principais fatores que contribuem para a melhoria do desempenho produtivo e da lucratividade dos rebanhos comerciais (Vasconcelos e Meneghetti, 2006).
As biotecnologias aplicadas à reprodução animal, como inseminação artificial, associadas a um manejo adequado do rebanho, têm sido implementadas por técnicos e produtores, visando aumentar a qualidade e a quantidade de bezerros genética e fenotipicamente superiores.
Este artigo tem como objetivo fazer uma abordagem acerca das decisões e etapas a serem incorporadas na definição de indicadores de desempenho reprodutivo em bovinos de corte, como escolha de animais para reprodução, época de acasalamento e, ainda, suscitar uma breve discussão sobre as vantagens, limitações e custos da adoção de tecnologias.

Leia o trabalho na íntegra fazendo o Download do arquivo.

Download do artigo

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.