Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 3109-4109 | (31) 99115-6484 | (31) 9956-56484

Blog

Entenda por que vale a pena criar bezerros com sucedâneo de leite

Sabe-se que o sistema de criação de bezerros em regime de aleitamento — integral ou artificial — exige um alto custo de investimento. A boa notícia é que a possibilidade de criar bezerros com sucedâneo de leite mostrou-se como boa alternativa para a redução desses custos.

Essa é uma das conclusões tiradas a partir de estudos recentes da Pós-Graduação em Nutrição e Alimentação de Ruminantes nas Faculdades Associadas de Uberaba — FAZU.

Podemos dizer que, depois de um bom processo de inseminação artificial, que favoreça o nascimento de mais bezerros, você ainda pode lucrar mais a partir da técnica de sucedâneo de leite. Para saber mais sobre o assunto, confira o nosso texto!

 

Vantagens do método artificial

Primeiro, é necessário entender o porquê de não insistir no aleitamento natural. Veja os principais pontos positivos de realizar o método artificial:

  • - maior controle de quantidade de leite ingerida pelo bezerro;
  • - facilidade para melhores condições de higiene da vaca;
  • - menor estresse na ordenha. 

Assim, com mamadeiras ou baldes com bicos, a alimentação de bezerros torna-se mais eficiente em aspectos variados.

O artigo “Avaliação de bezerras aleitadas com sucedâneos e leite integral: desempenho e resultado econômico” afirma que, em experimentos realizados no estudo, apesar de o desempenho animal ter sido 13,88% menor para o sucedâneo em relação à alimentação com leite integral, o sucedâneo foi 32,22% mais barato, tornando-o mais vantajoso.

Outra descoberta do experimento diz que é possível fazer a amamentação por sucedâneo somente uma vez ao dia, em vez de duas, o que torna o trabalho da fazenda mais prático — e que contribui para que o sucedâneo de leite seja mais viável na criação de bezerros.

Este texto foi feito a partir do artigo acadêmico “Avaliação de bezerras aleitadas com sucedâneos e leite integral: desempenho e resultado econômico”. Veja o artigo completo aqui

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.