
Higiene no trabalho de IATF com o descongelador eletrônico de sêmen e embriões...
Saiba MaisA unidade de Biotran em Alfenas está com uma agenda com ótimas oportunidades de cursos presenciais no mês de julho. Os cursos são presenciais e com cargas horárias de 20 horas entre teórica e prática, com exceção do curso de Transferência de Embriões, com 40h de carga horária. O pagamento é feito com o sinal de cada curso + o restante dividido em 3x em cartão ou cheque. Você pode se matricular ou pedir informações pelos telefones (035) 3291-4762 ou (35) 99802-6733. Leia o descritivo dos cursos e aproveite!
A atual palavra de ordem no contexto da bovinocultura do país é a eficiência. Cada vez mais o controle das etapas relacionadas à produção se tornam imprescindíveis para o sucesso da exploração. Com o desenvolvimento acelerado da ultrassonografia aplicada à reprodução de bovinos, novas perspectivas surgem para um melhor controle dessas atividades, visando a melhoria da performance reprodutiva dos rebanhos.
O diagnóstico de gestação precoce, a sexagem fetal e o diagnóstico de patologias no útero e ovários são apenas alguns exemplos do potencial dessa técnica que, além de não invasiva, fornece além de resultados precisos, rápidos e precoces. Sem dúvida uma das principais ferramentas no auxílio de uma boa eficiência no manejo.
A técnica de Fecundação In Vitro alcançou notável desenvolvimento no Brasil. Hoje nosso país está na vanguarda mundial na aplicação da técnica que hoje é a que possibilita obter-se o maior número de descendentes de uma fêmea geneticamente superior.
Também se multiplicaram os laboratórios (ou as centrais) que promovem a maturação dos oócitos, fecundação e cultivo dos embriões. Esses laboratórios necessitam de mão-de-obra especializada para obter, classificar e enviar os oócitos obtidos. Hoje, trabalhar com essas atividades laboratoriais tornou-se uma das atividades de melhor remuneração e de perspectivas de crescimento dentro das possibilidades de atuação do Médico Veterinário.
A avaliação da fertilidade de machos bovinos é de extrema importância em qualquer região de nosso país. Contamos com um rebanho bovino que ultrapassa 150 milhões de animais.
Do total de fêmeas dessa espécie, menos de 7% são servidas por inseminação artificial. O restante são cobertas por touros, dos quais uma parcela inferior a 10% é rotineiramente avaliada quanto à sua fertilidade. Um macho infértil é algumas dezenas de vezes mais deletério à performance reprodutiva do plantel que uma fêmea, devido ao número de fêmeas geralmente cobertas por cada touro. Quando tal raciocínio é compreendido, nota-se a importância da avaliação andrológica dos animais.
A criopreservação do sêmen bovino é uma técnica relativamente simples que visa a utilização mais racional de um macho geneticamente superior. Com essa técnica, é possível aumentar consideravelmente o número de descendentes de cada macho pela diluição de seu sêmen: seja pelos objetivos de congelamento, comercialização ou mesmo utilização futura.
A ultrassonografia proporcionou, nos últimos anos, impressionante evolução na avaliação ginecológica de fêmeas bovinas. Hoje é ferramenta imprescindível ao técnico capacitado para melhoria da eficiência reprodutiva dos rebanhos. A fronteira dessa evolução é a ultrassonografia Dopller Colorido. Com ela, surgem novas perspectivas e possibilidades que podem tornar a técnica ainda mais importante neste contexto.
A técnica de transferência de embriões se desenvolve rapidamente na pecuária bovina brasileira. Com ela, o melhoramento genético pode ser efetuado com mais rapidez e eficiência, mesmo em pequenas populações de animais, com a disseminação do material genético de uma fêmea zootecnicamente superior.
O domínio dessa tecnologia praticamente garante ao técnico o acesso a um setor de mercado ainda pouco explorado e com boa remuneração. Trata-se de uma área com formas de atuação diversas, tanto para prestação de serviços, comércio de embriões, parcerias etc.
Independentemente do tamanho da propriedade, das mudanças de rentabilidade da atividade, do nível de tecnologia adotado: para o produtor de leite sobreviver e ganhar dinheiro na atividade, a reprodução das vacas tem que estar indo bem... Todos aqueles que lucram com a atividade conseguem isso porque a eficiência reprodutiva é boa.
A reprodução é uma atividade complexa que sempre exige a participação de um profissional capacitado. Conhecimentos paralelos de nutrição, sanidade e bem-estar são imprescindíveis, pois afetam diretamente a eficiência reprodutiva. Dito isso, além de capacidade técnica, os produtores necessitam de profissionais que atuem de forma mais ampla, detectando os problemas e oferecendo soluções, e não apenas indicando protocolos de IATF e fazendo diagnósticos de gestação (como, infelizmente, costuma ser a única forma de atuação de vários técnicos).
Trabalhe de forma diferenciada, conquiste valor pelo seu trabalho e mantenha clientes. Venha aprender como atuar corretamente na Assistência Técnica em Gado Leiteiro com profissionais que atuam há mais de 20 anos neste mercado. Conquiste e fidelize novos clientes e surpreenda os que você já tem.
Pelo menos uma em cada quatro vacas (mais de 25%) vai apresentar uma ou mais patologias da reprodução durante cada ciclo produtivo/reprodutivo. Isso parece assustador, porém é realidade. São várias centenas de milhões de reais em prejuízos anualmente. Os problemas são vários: diagnóstico pouco eficiente, tratamentos equivocados e pouco conhecimento para estabelecer estratégias de controle. Renove seus conhecimentos, obtenha melhores resultados em seu plantel e ofereça serviços de melhor qualidade.
Higiene no trabalho de IATF com o descongelador eletrônico de sêmen e embriões...
Saiba MaisO uso do termômetro é mais um fator a que devemos prestar atenção ao p...
Saiba MaisHigiene no trabalho de IATF com o descongelador eletrônico de sêmen e embriões...
Saiba Mais