Fertilize nas redes sociais: Powermidia.net Powermidia.net
Dúvidas? ligue: (31) 99115-6484

Blog

Empresários de Uberaba se destacam em Congresso no Panamá

Os empresários Vagner Motta, (TK – Tecnologia em Congelação), e Ricardo Reuter Ruas (Fertilize – Descongelador Eletrônico de Sêmen) chegaram esta semana do XVI Congresso Mundial da Raça Brahman, realizado no Panamá. Depois de 14 anos, o país voltou a ser sede do evento, e quer ser referência para o mundo no desenvolvimento de uma plataforma genética, na divulgação de tecnologias para o melhoramento genético e desenvolvimento de soluções para melhoria da carne bovina.

Vagner e Ricardo integraram a missão internacional realizada pelo Polo de Excelência em Genética Bovina. Eles tiveram espaço no estande do Brazilian Cattle e participaram de reuniões para conhecer o mercado e os seus potenciais investidores ou compradores. O objetivo do Polo é promover as condições necessárias para consolidar a liderança do estado no desenvolvimento sustentável da genética animal, por meio da integração de instituições e recursos, fortalecendo o desenvolvimento da pesquisa e a capacidade de inovação.

 De acordo com a coordenadora do Polo, Beatriz Cordenonsi Lopes, que acompanhou a missão, o estágio atual de desenvolvimento pecuário do Panamá demonstra uma carência tecnológica para incremento da produtividade e eficiência do seu sistema produtivo. “Este fator gera uma oportunidade para as micro e pequenas empresas de biotecnologia aplicada à genética bovina para suprir este desafio tecnológico de mercado por meio de venda de soluções integradas, como serviços de capacitação para multiplicação das técnicas avançadas de IA (Inseminação Artificial), TE (Transferência de Embriões) e FIV (Fertilização in Vitro) agregando a venda de inúmeros produtos”.

No Brasil, o mercado de embriões movimentou entre 2005 e 2009 cerca de US$ 8.671.357 em importações e US$ 292.701 em exportações. Segundo Beatriz, a exportação de embriões é um mercado bastante novo para o Brasil, mas já é referência em termos de técnicas de reprodução, especialmente a FIV (Fertilização in Vitro).

O gerente comercial da TK, Vagner Motta, conta que vendeu uma máquina de congelação de sêmen e embriões para um dos maiores pecuaristas do Panamá. “Foi ótimo. Percebi que nosso equipamento está avançado na questão de tecnologia fora do Brasil. Fiz vários contatos com outros possíveis compradores e fornecedores”, declara Vagner.

O médico veterinário e Diretor da Fertilize, Ricardo, diz que além da prospecção de negócios relacionados ao Descongelador Fertilize, surgiu por parte da Universidade do Panamá o interesse em receber o conhecimento da metodologia desenvolvida por ele para o ensino da Inseminação Artificial (IA), que favorece o aprendizado de forma facilitada e com menor estresse dos alunos, professores e principalmente nas vacas utilizadas. A partir desse interesse, foi articulado pelo Polo de Excelência em Genética Bovina uma reunião com a Pró-Reitora da Universidade no Panamá e seu corpo técnico, onde foi estabelecido acordo para elaboração de uma carta de intenções para transferência também desse conhecimento, entre outros, bem como da tecnologia para congelamento de sêmen e embriões, ofertado pelo Veterinário Wagner Mota – TK.  “Nessa missão internacional de prospecção eu fiz bons contatos. Ao que tudo indica, vamos fechar negócios lá”, finaliza Ricardo.

O Polo de Excelência em Genética Bovina é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais. Criado em 2008, pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES), foi instalado, em 2009, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba, e atualmente conta com o apoio do Sebrae Minas.

Por Indiara Assessoria de Comunicação Ltda.

 

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.