Fertilize nas redes sociais: Powermidia.net Powermidia.net
Dúvidas? ligue: (31) 99115-6484

Blog

Lançamento da Pinça Fertilize - IATF

A Fertilize, empresa pioneira e líder de mercado na venda de descongeladores de sêmen no Brasil, estará em exposição na ExpoZebu novamente no estande do parceiro Polo de Excelência em Genética Bovina. A grande novidade para essa edição da exposição é o lançamento em primeira mão da PINÇA FERTILIZE - IATF, desenvolvida especialmente para uso na inseminação. A nova pinça facilita o correto manuseio e a conservação da qualidade do sêmen estocado, beneficiando principalmente o sêmen sexado e permitindo, na IATF ou na estação de monta, a retirada de várias palhetas simultaneamente, aumentando a agilidade do serviço e diminuindo o manuseio do botijão. 

 

Desde o início da história da Inseminação é utilizada a pinça anatômica de uso médico para retirar uma dose do botijão a cada vez que uma fêmea é inseminada. Com a chegada da IATF, o descongelador Fertilize revolucionou mais uma vez com outra vantagem: descongelar várias palhetas simultaneamente, para agilizar o serviço e reduzir o tempo da jornada de trabalho, diminuindo também o manuseio do botijão. Para acompanhar essa evolução tecnológica e retirar mais de uma dose por vez, criamos a PINÇA FERTILIZE IATF, que completa o instrumental para esse procedimento.

 

Trata-se deum utensílio tecnicamente adequado que, além de trabalhar como a pinça anatômica convencional (porém com uma maior superfície de contato, propiciando uma maior aderência à palheta) trabalha utilizando-se de uma presa especialmente desenvolvida para inseminação. Selecionando apenas uma ou várias palhetas, pode retirar até 10 de uma vez, com uma pega firme, com excelente segurança. Seu uso é também recomendado para o sêmen sexado por este ser mais sensível ao manuseio e principalmente ao choque térmico. Sabe-se que a redução do manuseio do botijão favorece a uma melhor conservação do sêmen estocado. A literatura revela que, ao manusear o botijão mesmo de forma correta, ocorre choque térmico acumulativo nas doses estocadas na parte de cima das racks, e que a partir da sexta dose retirada em um caneco começa a haver prejuízos ao poder fecundante das demais, sendo que a sétima é pior que a sexta, a oitava pior que a sétima e assim sucessivamente. 

 

Um caneco de botijão usual armazena 160 doses, metade em baixo e metade na parte de cima das racks. É comum o inseminador dar toda atenção à dose que está sendo retirada e relaxar com cuidados como altura e tempo de permanência dos canecos suspensos, o que deprecia ainda mais o sêmen. Ao final das 80 doses temos 79 choques térmicos acumulados. A depreciação da qualidade fecundante decorrente do manuseio do botijão ocorre porque o sêmen inicia o descongelamento a 80° negativos, temperatura do gargalo a 7 cm abaixo da borda. Dessa forma, cada vez que se retira uma dose, todas as outras da parte de cima desse caneco iniciam o descongelamento e em seguida são novamente mergulhadas no nitrogênio, lesando e provocando a perda de espermatozoides.

 

Tendo muitos animais para inseminar no mesmo momento, podemos tirar 80 doses suspendendo apenas 8 vezes o caneco e, assim, preservar a qualidade fecundante de todas elas. Dessa forma a PINÇA FERTILIZE - IATF é uma ferramenta mais adequada ao trabalho, diminui o manuseio do botijão por possibilitar a retirada de várias doses de uma só vez e evita o inconveniente de retirar as palhetas com os dedos, o que é reconhecidamente danoso e doloroso.

 
Fonte da imagem: manual de Inseminação Artificial da ASBIA
 

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.