Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 3109-4109 | (31) 99115-6484 | (31) 9956-56484

Blog

Pioneiro ou Prático – qual modelo de descongelador de sêmen é o mais apropriado para você?

A equipe Fertilize fez uma comparação entre os seus modelos de descongeladores de sêmen – o Pioneiro e o Prático, estendendo também algumas considerações em relação à concorrência. Dessa forma, fica mais fácil entender as vantagens de cada um e qual dos modelos será mais eficiente em seu trabalho de campo.

Comparando os dois modelos do Fertilize, o Pioneiro e o Prático:

1- Estabilidade na mesa de trabalho, uma base mais larga confere ao Prático maior estabilidade em cima da mesa, evitando acidentes como o tombamento e derramamento de água e palhetas.

2- Interface homem máquina

O Pioneiro sinaliza por luzes – luz vermelha se está acontecendo o aquecimento e luz verde quando a temperatura estiver adequada. O Prático, além de manter essa mesma sinalização por luzes, informa no display digital de 3 dígitos, um depois da vírgula, e emite bip sonoro quando a água está preparada. O temporizador do modelo Pioneiro conta 30 segundos de descongelamento com a luz verde intermitente. No Prático, além da luz verde intermitente é mostrada a contagem regressiva no display digital e bip sonoro ao final do tempo e quando o temporizador é acionado duas vezes, o descongelador conta 22 segundos no contador digital regressivo sinalizando também com luz verde intermitente, e com bip sonoro ao final.

3- Voltagens de funcionamento

O modelo Fertilize Pioneiro é bivolt automático e pode funcionar em 12v com a utilização de um inversor de energia facilmente encontrado no mercado. O modelo Prático é trivolt, ou seja, funciona na tomada de energia com a fonte bivolt automática ou ligado diretamente na bateria de 12v por um cabo próprio que acompanha o produto.

4- Volume de água 

O volume de água dos dois modelos Fertilize é o mesmo e a maior capacidade encontrada no mercado: cerca de 500 ml, a velocidade de aquecimento da água também é a mesma para os dois, de cerca de 1°C por minuto. 

5- Temperatura de funcionamento

Os dois modelos trabalham com temperatura mínima de 35,5°C, podendo ter picos de até 36°C. A regulagem da temperatura é fixa e não permite ao usuário modificá-la. A temperatura de funcionamento também deve ser considerada para a incubação das palhetas, uma vez que os trabalhos científicos sobre o assunto foram feitos na sua maioria em temperaturas de 35°C. Sabemos que os espermatozoides têm seu metabolismo aumentado na medida em que se aumenta a temperatura da água e, dessa forma, a temperatura mais próxima de 35°C os mantém descongelados e com menor gasto de energia em relação a temperaturas mais elevadas. Assim, elevar a temperatura do descongelador para compensar a perda de calor decorrente do descongelamento simultâneo de várias palhetas causa maior gasto de energia dos espermatozoides das palhetas incubadas, o que pode ocasionar na perda de fertilidade nas doses de sêmen.  

6- Descongelamento simultâneo e incubação das palhetas 

Esse volume de água de cerca de 500 ml permite o descongelamento simultâneo de até cinco palhetas médias ou 10 finas sem perda expressiva na temperatura da água de descongelamento – o mesmo não ocorre em outras marcas que têm menor volume de água em seu recipiente. O volume e a temperatura da água são os fatores a serem considerados para determinar, em cada descongelador, o número de palhetas a serem descongeladas simultaneamente e sua incubação sem prejuízo da qualidade do sêmen. Quanto menor o recipiente do descongelador, maior o impacto do frio das palhetas na água de descongelamento e, consequentemente, menor o número de palhetas que podem ser descongeladas de uma só vez sem que a temperatura fique abaixo de 35°C. Nesse aspecto, um recipiente maior aumenta os ganhos com o uso do equipamento ao proporcionar a redução do manuseio do botijão com o descongelamento simultâneo de maior número de palhetas.

Obs: Ao descongelar várias palhetas simultaneamente o modelo Prático mostra no display digital a temperatura real do meio enquanto outras marcas não registram a perda de calor na água, camuflando a temperartura real do meio, o que favorece à colocação de mais palhetas com a temperatura ainda baixa, sem se recompor ainda.

7- Divisória com ou sem extrator de palhetas

A divisória dos modelos Fertilize permite a separação do sêmen de até 4 touros e é fixa. Ambos os modelos não tem extrator de palhetas porque, para se retirar uma palheta, o extrator faz com que o usuário levante as demais palhetas descongeladas, o que as submete ao choque térmico com consequente perda de fertilidade do sêmen. Dessa forma, nos modelos Fertilize pode-se retirar uma dose sem depreciar a qualidade das demais.

8- Alerta para temperatura elevada.

Os dois modelos apresentam um alerta para temperatura acima de 37°C – a Fertilize é a única marca no mundo com esse dispositivo. Essa situação ocorre quando o equipamento é cheio com água já quente ou durante a IATF realizada em temperaturas ambientes acima de 37° na sombra. Sempre que a temperatura da água de descongelamento estiver acima de 37ºC, será emitido um alerta para essa informação: no modelo Pioneiro, as luzes piscam alternadas em vermelho e verde. No modelo Prático, o alerta é mais chamativo: além das luzes, há a emissão de um sinal sonoro intermitente e a informação da alta temperatura no display digital. 

 

Agora que você já sabe mais sobre as diferenças dos modelos Pioneiro e Prático, além das vantagens da Fertilize em relação às outras marcas, qual é a melhor opção de descongelador para você? 

Link de demonstração modelo Prático:  http://youtu.be/mV8cLUcbLyQ

 

 

Link de demonstração modelo Pioneiro juntamente com a Pinça para IATF e sêmen sexado. http://www.youtube.com/watch?v=IxmTSHZIHxw&feature=youtu.be

 

 

Link para VT comparando com outra marca http://youtu.be/dnltVmbJOEQ

 

 

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.