Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 99115-6484

Blog

Programa de Incentivo à Inovação de Uberaba terá maior abrangência

 

Na manhã de 08 de setembro, na sede da ABCZ  (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), uma reunião promoveu novos desdobramentos sobre as ações do PII, Programa de Incentivo à Inovação, que está sendo implantado em Uberaba, em um trabalho conjunto da SECTES (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais), SEBRAE/MG e Polo de Excelência em Genética Bovina.

Diferentemente dos outros PIIs já realizados, este Programa atenderá empresas e instituições de pesquisa de maneira paralela e/ou conjunta. O tema geral do PII Uberaba será “Tecnologias para o desenvolvimento de zebuínos e seus cruzamentos” e abrangerá projetos nas áreas de produção, reprodução, sanidade, nutrição, equipamentos e melhoramento genético.

Foram convidadas para esta reunião empresas que atuam na região do Triângulo Mineiro e que estejam relacionadas ao tema do Programa, além do Comitê Gestor do Polo de Genética bem como do Comitê Local do PII Uberaba, formado pela FAZU, UNIUBE, IFTM, EPAMIG (ensino/pesquisa), Geneal, TK Equipamentos (empresariado), Unitecne (Incubadora de Tecnologias da Uniube), SIMI (SECTES), SEBRAE/MG e Polo de Genética.

Este foi um momento favorável para que as empresas presentes e as instituições que trabalham a pesquisa com bovinos se conhecessem e identificassem possibilidades para a realização de trabalhos em parceria.

Para Amanda Marçal (SECTES), este encontro foi uma oportunidade para que pesquisadores e empresários conversassem sobre seus interesses. O PII será a ponte entre eles, permitindo que a empresa mostre o que precisa à academia e que esta possa atender estas demandas. “Vislumbramos que no PII Uberaba trabalharemos para alcançar os objetivos de maneira mais eficaz e conseguir atender ao que o mercado necessita, pois conheceremos previamente as demandas e ofertas do setor na região. Provavelmente este PII servirá de modelo para outros Programas futuros”, comentou Amanda.

O Comitê do Programa agora captará as demandas das empresas e acadêmicos que estiveram presentes na reunião para avaliar as condições ideais para a elaboração e lançamento da chamada pública, tais como estimativa de valor do recurso para cada projeto e o período de execução do projeto. O aporte financeiro total ainda está sendo discutido.

Amanda Lima, também da SECTES, acredita que o PII Uberaba, da forma como está sendo formatado, chegará ao ideal que a SECTES e o SEBRAE/MG esperam para o PII. É importante ressaltar que os PIIs anteriores foram implantados dentro das universidades e não identificaram anteriormente as demandas empresariais locais.

De acordo com Beatriz Cordenonsi Lopes, do Polo de Genética, um PII 'misto' é um começo para diminuir a distância entre pesquisadores e empresários do mercado na região e que a abertura do Programa para outras empresas do setor (que não só de biotecnologias e melhoramento) será muito importante para o país, em especial para Minas Gerais. “Centrar esta oportunidade em Uberaba, a capital mundial do zebu, será também um impulso para a implantação do Parque Tecnológico, que resultará em avanços tecnológicos para a cidade e no desenvolvimento regional como um todo”, afirmou a gerente do Polo.

 

Instituições e empresas presentes na Reunião do PII Uberaba:

Geneal

TK Equipamentos

Vitae Rural

Matsuda

Tortuga

Fertilize

Alta Genetics

BioVitro

Agroceres

SECTES (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais)

SEBRAE/MG

Polo de Excelência em Genética Bovina

FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba)

UNIUBE (Universidade de Uberaba)

IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais)

ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu)

INDI (Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais)

IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária)

SIMI (Sistema Mineiro de Inovação)

Unitecne (Incubadora de Tecnologias da Uniube)

 

O Polo de Excelência em Genética Bovina é um Projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES/MG) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Fonte: Centro de Inteligência em Genética Bovina  

 

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.