Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 3109-4109 | (31) 99115-6484 | (31) 9956-56484

Artigos

Simule o custo da prenhez na IATF

Renato Girotto

Estudos apontam que, para atender à crescente demanda mundial por proteína animal, a reposição dos rebanhos atuais demandará de três a quatro anos. Neste cenário, o uso da IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é uma estratégia interessante. Mas quem quer aproveitar este momento positivo do agronegócio precisa conhecer esta técnica, e saber calcular o custo da prenhez.
Com a IATF, é possível produzir bezerros em maior quantidade e com mais peso. Em média, pode-se atingir valores de até uma arroba a mais e, assim, faturar com a valorização no comércio mundial de carnes.
A IATF proporciona a redução dos manejos e otimização da mão de obra. E, também, a concentração dos nascimentos e desmames nas melhores épocas do ano, animais com maior ganho de peso e consequente redução do tempo para o abate.
Entretanto, alguns produtores ainda questionam o uso do método – existe um entendimento que o bezerro originado via IATF geralmente custa mais. As respostas para este dilema são simples:
* Maior peso a desmama: em média esse bezerro pesa uma arroba a mais;
* Antecipação das parições: em média consegue-se uma antecipação de 30 dias, o que representa o mesmo período a menos de custo de vaca;
* Maior taxa de prenhez final: por meio das prenheses oriundas da IATF e mais o efeito de estimular a ciclicidade de todo o restante das fêmeas tratadas, é possível conseguir taxas de prenhez maiores em propriedades onde se utiliza a técnica, podendo ser superiores a 8% a 10%.
Calcular o custo da prenhez em seu rebanho é simples. Para isso, basta usar o nosso simulador online. A planilha que desenvolvemos é interativa, e você pode trocar os valores que estão no arquivo pelos quais desejar. Depois, basta acompanhar no gráfico os resultados e, assim, mensurar os valores que precisa saber.

Para a simulação clique em http://portaliatf.com.br/simule-o-custo-da-prenhez-na-iatf/

 

 

22.735 inseminações com descongelamento convencional                
63.915 inseminações com o Descongelador Eletrônico                
Incremento de 11,4 % na eficiência de concepção da IATF                
Dados cedidos pelo Grupo Gerar - Pfizer                
p< 0,001               

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.