Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 3109-4109 | (31) 99115-6484 | (31) 9956-56484

Blog

Sintonia fina para alcançar os melhores resultados na segunda metade da estação de monta

A primeira metade da estação de monta é favorecida pela abundância de pastagem, pela excelente qualidade corporal e zootécnica das fêmeas e por um botijão cheio de nitrogênio com sêmen de alta qualidade e pouco manipulado. Na segunda metade, temos uma soma de fatores negativos – as fêmeas são mais tardias, seja pela data de parição, pela genética ou pela escore corporal; o nível de nitrogênio no botijão está mais baixo; o sêmen já muito manipulado e, ainda, há pouco tempo para se obter as prenhezes. Trata-se do período crítico da estação de monta, quando se deve impor a eficiência reprodutiva desejada enfrentando adequadamente cada um desses desafios, com conhecimento e recursos  tecnológicos.

O uso da Pinça IATF Fertilize, que retira mais de uma palheta por vez, pode reduzir em até 90% o manuseio do botijão e a exposição à temperatura ambiente das palhetas estocadas, evitando choque térmico acumulativo e favorecendo a uma melhor conservação do estoque de sêmen, o que beneficia as inseminações da próxima semana e do próximo mês, enquanto o Descongelador garante o melhor descongelamento de todas as palhetas.

Com a tecnologia Fertilize para manuseio e descongelamento do sêmen, incrementada agora com o novo modelo Prático, digital e trivolt, fica ainda mais fácil encontrar a sintonia fina para o maior número de prenhezes também na segunda metade da estação. 

Em uma das últimas estações de monta da Nova Zelândia, realizou-se 1,34 inseminações por vaca (New Zealand Dairy statistics 2011-12). Segundo postagem do consultor Eric Gandhi Silveira em 9/12/2013, na Nova Zelândia constatou-se que cada dia a mais de lactação por vaca gera de 1,2 a 1,8 kg de sólidos de leite.

Em um rebanho de 300 vacas, daria uma renda extra de NZ$2340,00 a NZ$3510,00 com o pagamento de 6,50/kg de leite sólido. Em média, 95% das vacas são inseminadas com 70% de concepção. Com esses manejos, a taxa média de concepção na NZ tem sido 96%. O consultor chama atenção ao fato de que isso não ocorre esporadicamente. É uma média geral no país. 

 

Aproveite a promoção de lançamento do mais novo equipamento descongelador de sêmen do mercado. O modelo Pioneiro, anterior ao modelo Prático, continua em comercialização pela empresa. Saiba mais aqui. 

 

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades