Fertilize nas redes sociais:
Dúvidas? ligue: (31) 3109-4109 | (31) 99115-6484 | (31) 9956-56484

Artigos

Treinamento de inseminação artificial utilizando-se de cérvix artificial feita com copos descartáveis.


Essa técnica é útil para o aprendizado dos alunos durante o curso de inseminação artificial, inseminadores iniciantes e para reciclagem do conhecimento de inseminadores veteranos no quesito "passagem do aplicador pelos anéis cervicais". Ajuda a desenvolver essa habilidade através de movimentos leves e delicados das duas mãos.
Os inseminadores são peça-chave para o sucesso da Inseminação Artificial. Sabemos que as pessoas são diferentes, têm oportunidades e aprendizados diferentes, e têm também resultados diferentes.
Quanto mais pudermos padronizar em melhores condições o trabalho dos inseminadores maior a chance de prenhez em cada inseminação, e por consequência maior índice de fertilidade do rebanho com maior número de crias nascidas por IA. As diferenças entre eles que respondem pelas diferenças nas taxas de concepção são: a higiene, o descongelamento do sêmen, a montagem do aplicador, a penetração do aplicador na vagina da fêmea (com ou sem contaminação), a habilidade para ultrapassar os anéis cervicais (causando ou não ferimentos) e local de deposição do sêmen.
Obs: Essa técnica foi contemplada na publicação Destaques SENAR-MG em 2003, com o título “Melhorando o trabalho através de nova técnica de ensino”, onde vários colegas instrutores passaram a adotá-la.

Clique no link abaixo e assista ao vídeo de demonstração.

https://youtu.be/2_rJ6Cq3rR8


Ricardo Reuter Ruas – Médico Veterinário
 

 

Download do artigo

Últimas notícias

Fique por dentro de nossas novidades

Cadastre-se e receba informações sobre a Evolução na Pecuária.